ABA E DENVER!

ABA e Modelo Denver: Uma combinação poderosa para o desenvolvimento infantil.

Diariamente somos questionadas por parte das famílias que atendemos, sobre as diferenças entre ABA e Denver. A primeira diferença é que ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma abordagem e Denver um método.


Uma abordagem é um referencial teórico, uma escola de pensamento que postula uma visão de ser humano, mundo, sociedade e cultura.


 ABA é a ciência aplicada e tecnológica que desenvolve intervenções de relevância social a partir do que a Análise Experimental do Comportamento produz. Ela é o campo de ação dos analistas do comportamento que utilizam de procedimentos planejados de intervenção em diversas populações, inclusive TEA.


Neste contexto, existem algumas modalidades e procedimentos de ensino advindos desta ciência e que podem ser utilizadas na terapia de acordo com a necessidade de cada caso.


Método é, portanto, diferente de abordagem. A Análise do Comportamento postula seus princípios pelo método experimental, mas não se reduz ao método. 

Como o próprio nome sugere, método é o modelo, os passos que se faz para chegar em um dado. O método pode ser uma parte de uma abordagem. 


Denver é então, um método, “uma parte do todo”, uma parte da ABA que é baseado no ensino naturalístico. O ensino naturalístico busca usar da ação da criança para então ensiná-la, o ambiente é preparado pelo terapeuta com a finalidade de aumentar a probabilidade de interação da criança com o ambiente.

Embora o modelo Denver de Intervenção Precoce priorize o ensino naturalístico e a interação social, não podemos esquecer que a ABA também utiliza desse ensino em suas intervenções, mas além dele ela também faz uso de outros procedimentos de ensino, como a tentativa discreta, que também é um recurso importante para auxiliar o terapeuta a desenvolver habilidades em repertórios deficitários de uma criança com TEA.


Mariana Setembro - Diretora Geral

Share by: